OS ENSINAMENTOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS PARA O FEMININO E SUAS IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO DE MULHERES TECELÃS

Autores

  • Edla Eggert
  • Amanda Motta Angelo Castro

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia da Não-formalidade, Gênero, Religião, Feminismo

Resumo

Esse artigo é parte de uma pesquisa de mestrado realizada num ateliê de tecelagem localizado em Alvorada, RS, entre 2009 e 2010 e buscou analisar os ensinamentos da Assembléia de Deus, transmitidos no cotidiano da tecelagem por meio da tecelã Algodão fiel da referida igreja. Identificamos como essa tecelã transmitia os ensinamentos sobre as feminilidades no espaço da tecelagem e quais as implicações disso no cotidiano da tecelagem. A pesquisa foi realizada com base na metodologia da observação participante e entrevistas individuais com gravações de aúdio e vídeo, anotações em diário de campo e fotografias. Nossa análise foi realizada com base nos estudos feministas e pedagógicos, relacionados à observação detalhada de todo o material recolhido. Os ensinamentos dessa Igreja sobre as mulheres foram transmitidos, por meio de palavras bíblicas, orações, conversas informais e, sobretudo, durante o “momento devocional”. Essa liderança foi um lugar construído pela tecelã Algodão, diferente da sua presença na Igreja, onde às mulheres cabe a discrição e a obediência. Discretamente e fora Igreja, que exclui as mulheres e as coloca “abaixo” do masculino, a tecelã Algodão produziu um lugar para exercer a função de propagadora do evangelho, criando um espaço de ensino através da pedagogia da não-formalidade.

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Publicado

2022-11-09

Como Citar

Eggert, E. ., & Motta Angelo Castro, . A. . (2022). OS ENSINAMENTOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS PARA O FEMININO E SUAS IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO DE MULHERES TECELÃS. Estudos Teológicos, 52(1), 188–204. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/991

Edição

Seção

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E INTERDISCIPLINARIDADE