RECONFIGURANDO A APRENDIZAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU SOB A LENTE DE METODOLOGIAS DE ENSINO EM SITUAÇÃO CONTINGENCIAL

Autores

  • Heitor Alberto Stahnke Universidade Federal do Tocantins - Escola Superior da Magistratura Tocantinense
  • Patrícia Medina Universidade Federal do Tocantins - Escola Superior da Magistratura Tocantinense
  • Marcela Santa Cruz Melo Universidade Federal do Tocantins - Escola Superior da Magistratura Tocantinense

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v61i2.835

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Educação a distância, Engajamento. Tecnologias, Pós-graduação

Resumo

O presente artigo aborda as percepções e aprendizados sobre as metodologias utilizadas no ensino remoto, em situação contingencial de pandemia, tendo como referência um programa de mestrado profissional em Direitos Humanos, de Palmas, Tocantins, Brasil. Trata-se de um estudo de caso, com enfoque fenomenológico, que visa revelar as percepções de professores e estudantes diante da experiência vivenciada na pandemia. O estudo traz uma breve descrição histórica da pós-graduação no Brasil até a atualidade e do cenário educacional durante a pandemia, descreve as percepções sobre as metodologias de ensino utilizadas neste contexto e analisa as possibilidades metodológicas mais adequadas para a educação a distância na pós-graduação stricto sensu. Dentre os resultados estão a identificação da necessidade do uso de metodologias ativas, que privilegiem o engajamento de estudantes no processo de aprendizagem, e do planejamento para o uso estratégico de cada ferramenta tecnológica disponível.

Biografia do Autor

Heitor Alberto Stahnke, Universidade Federal do Tocantins - Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2015) e em Teologia pelo Seminário Concórdia - Faculdade de Teologia (2009). Graduado em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Mestrando-pesquisador no Programa de Pós-Graduação de Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor Auxiliar e Capelão no Centro Universitário Luterano de Palmas. Endereço: Palmas, Tocantins. E-mail: heitorstahnke@gmail.com.

Patrícia Medina, Universidade Federal do Tocantins - Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências Humanas e Letras (1986) e graduada em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2006). Docente-pesquisadora do Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) em cooperação com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora Associada da Fundação Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas. Editora Científica da Revista Adsumus da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Endereço: Palmas, Tocantins. E-mail: patriciamedina@uft.edu.br.

Marcela Santa Cruz Melo, Universidade Federal do Tocantins - Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Especialista em Gestão do Judiciário (Esmat/Fael). Especialista em O Processo e as Grandes Transformações (LFG/Unama). Especialista em Justiça Restaurativa (Faculdade Internacional Signorelli). Especialista em Educação a Distância (Faculdade Internacional Signorelli). Graduada em Direito (UFT). Mestranda- pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH) promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Formadora cadastrada na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam/Esmat). Tutora em cursos na modalidade de educação a distância (Esmat). Facilitadora Restaurativa (Tocantins). Técnica Judiciária no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). Endereço: Palmas, Tocantins. E-mail: marcelascm@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Stahnke, H. A., Medina, P., & Melo, M. S. C. (2022). RECONFIGURANDO A APRENDIZAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU SOB A LENTE DE METODOLOGIAS DE ENSINO EM SITUAÇÃO CONTINGENCIAL. Estudos Teológicos, 61(2), 328–351. https://doi.org/10.22351/et.v61i2.835

Edição

Seção

Dossiê "Ciências da Religião, Teologia e Educação à Distância"