A RESSIGNIFICAÇÃO DA COMUNIDADE ECLESIÁSTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E O USO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS DIRECIONADAS À PRÁTICA DA LITURGIA NO CULTO E ENSINO CRISTÃO
Palavras-chave:
Comunidade eclesiástica, Virtualização, Liturgia, Ensino bíblicoResumo
O artigo visa analisar o processo de ressignificação da comunidade eclesiástica no enfrentamento do fenômeno “pandemia”, por meio de sua prática litúrgica e de ensino bíblico. A investigação elege como questão norteadora a seguinte problemática: de que maneira a utilização da tecnologia ressignifica a prática litúrgica do culto e do ensino da comunidade eclesiástica sem que isso modifique a base bíblica da mensagem a ser comunicada? Para a concretização da investigação, adota-se a pesquisa de natureza bibliográfica, interpretativa e exploratória. Afinal, lida-se com um novo fenômeno que implica a necessidade de desenvolver conhecimentos e aprofundamentos sobre os dados levantados. Isso indica que o viés é introdutório e que pode ser alvo de futuras investigações, no sentido de revisitar as considerações aqui apresentadas. Por certo, o caminho teórico-metodológico eleito intenciona trazer algumas reflexões sobre esse cenário pandêmico e a resposta da comunidade eclesiástica para seu enfrentamento. Considera-se que não há como escapar deste cenário desenhado; por isso, é preciso que as comunidades eclesiásticas repensem seus processos, estrutura e organização referentes às práticas litúrgicas e ensino bíblico, no sentido de corresponderem às demandas constituídas, ao mesmo tempo que possam aprimorar fluxos e ressignificar a maneira como comunicam e desenvolvem sua missão na realidade social.