A RESSIGNIFICAÇÃO DA COMUNIDADE ECLESIÁSTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E O USO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS DIRECIONADAS À PRÁTICA DA LITURGIA NO CULTO E ENSINO CRISTÃO

Autores

  • Gleyds Silva Domingues FABAPAR
  • Reinaldo FABAPAR

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v61i2.833

Palavras-chave:

Comunidade eclesiástica, Virtualização, Liturgia, Ensino bíblico

Resumo

O artigo visa analisar o processo de ressignificação da comunidade eclesiástica no enfrentamento do fenômeno “pandemia”, por meio de sua prática litúrgica e de ensino bíblico. A investigação elege como questão norteadora a seguinte problemática: de que maneira a utilização da tecnologia ressignifica a prática litúrgica do culto e do ensino da comunidade eclesiástica sem que isso modifique a base bíblica da mensagem a ser comunicada? Para a concretização da investigação, adota-se a pesquisa de natureza bibliográfica, interpretativa e exploratória. Afinal, lida-se com um novo fenômeno que implica a necessidade de desenvolver conhecimentos e aprofundamentos sobre os dados levantados. Isso indica que o viés é introdutório e que pode ser alvo de futuras investigações, no sentido de revisitar as considerações aqui apresentadas. Por certo, o caminho teórico-metodológico eleito intenciona trazer algumas reflexões sobre esse cenário pandêmico e a resposta da comunidade eclesiástica para seu enfrentamento. Considera-se que não há como escapar deste cenário desenhado; por isso, é preciso que as comunidades eclesiásticas repensem seus processos, estrutura e organização referentes às práticas litúrgicas e ensino bíblico, no sentido de corresponderem às demandas constituídas, ao mesmo tempo que possam aprimorar fluxos e ressignificar a maneira como comunicam e desenvolvem sua missão na realidade social.

Biografia do Autor

Reinaldo, FABAPAR

Doutor em Ciências da Religião pela UMESP, 2011 e Mestre em Educação pela PUC-Minas. Especialização em Filosofia (CEPEMG), Metodologia do Ensino Superior (PUC-SP); Graduação em Pedagogia (FAFI-BH), Filosofia (PUC-MINAS) Teologia (FABAPAR) e Psicologia (PUC-MINAS). Docente do Programa de Pós-Graduação da FABAPAR, Mestrado Profissional em Teologia.

Downloads

Publicado

2022-03-05

Como Citar

Silva Domingues, G., & Arruda Pereira, R. (2022). A RESSIGNIFICAÇÃO DA COMUNIDADE ECLESIÁSTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E O USO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS DIRECIONADAS À PRÁTICA DA LITURGIA NO CULTO E ENSINO CRISTÃO. Estudos Teológicos, 61(2), 388–409. https://doi.org/10.22351/et.v61i2.833

Edição

Seção

Dossiê "Ciências da Religião, Teologia e Educação à Distância"