A Pia União das Filhas de Maria em Conchas/SP

entre a profanação e a romanização do catolicismo interiorano

Autores

  • Fábio Falcão Oliveira UFRB

Palavras-chave:

Filhas de Maria, Ultramontanismo, Sagrado, Profano

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar como a Associação Pia União das Filhas de Maria se apresenta, como associação, no interior de São Paulo, na pequena cidade de Conchas. Entendendo que é importante o contexto do movimento ultramontano que se perpetuou na primeira metade do século XX, a proposta é compreender como o movimento ultramontano se torna presente na Associação e como elas percebiam o mundo a sua volta. Este ponto levantado será nosso objeto de pesquisa, que é investigar como a Pia União das Filhas de Maria participava do processo de romanização diante do contexto social, místico e educativo dos elementos antagônicos – sagrado e profano – na cidade de Conchas/SP.

Biografia do Autor

Fábio Falcão Oliveira, UFRB

É Professor Adjunto do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no curso de Licenciatura em Filosofia e integra o grupo de área Cultura, Corpo e Educação. Com Doutoramento em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) segue a linha de pesquisa em História, Sociologia e Filosofia da Educação com perspectiva em Educação colonial em geral, focalizando em Alexandre de Gusmão (1629-1724) fundador do Seminário de Belém. O projeto de Doutoramento que foi concluído no ano de 2014 no campo da educação colonial teve como responsável e orientador o pesquisador Dr. Amarilio Ferreira Junior. Em 2008, obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP. O núcleo de atuação no mestrado foi o de Educação, História, Filosofia e Ciências. O Orientador para obtenção do título de Mestre em História da Educação foi o Dr. José Maria de Paiva. Também possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005) - seu orientador de TCC foi Dr. José Edivaldo Bortoleto. Além disso, atua com filosofia clássica, medieval, moderna e contemporânea e pesquisa história das religiões centrado no cristianismo e suas influências pagãs. Hoje participa dos seguintes grupos de pesquisa: do Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF), do Curso de Filosofia da UFRB; CRICA - Criar para crianças: núcleo de estudos das artes e culturas da e para a infância (UFRB-BA), responsável Dra. Paula Alice Baptista Borges; Estudos da Cultura e da Literatura Comparada (UNEMAT-MT), responsável Dr. Agnaldo R. da Silva; GEPETI (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Tecnologia e Inovação, Unemat - MT), responsável Dra. Rebeca C. Moreira. Foi professor da rede Pública de São Paulo por mais de 14 anos lecionando a disciplina de Filosofia. Lecionou na Universidade Metodista de Piracicaba-SP e na Universidade do Estadual de Mato Grosso onde ocupava a cadeira de Filosofia e História da Educação. Também tem experiência em lecionar disciplinas sobre História da Filosofia, História da Educação, Filosofia da Educação, Metodologia de Pesquisa, Didática em Pesquisa, Pensamento e Linguagem, Psicologia e Teologia e Cultura. Atuou como pesquisador no Centro de Pesquisa e Referência de Direitos Humanos (CDRH) na cidade de Cáceres-MT onde trabalhou na defesa de Gênero e da Criança e tem participação de pesquisa com comunidades quilombolas e indígenas da região; em defesa dos seus direitos, a coordenadora responsável era Dra. Edir Almeida. Também fez o pós-Doutorado na área de Literatura e Filosofia pela UNEMAT, seu Supervisor é o Doutor Agnaldo Silva. 

 

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Oliveira, F. F. (2022). A Pia União das Filhas de Maria em Conchas/SP: entre a profanação e a romanização do catolicismo interiorano. Estudos Teológicos, 62(2), 387–404. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/831

Edição

Seção

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E INTERDISCIPLINARIDADE