QUADRINHOS NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO:

SUBSÍDIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE

Autores

  • Iuri Andréas Reblin

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Ensino Religioso, Prática Pedagógica

Resumo

Este estudo apresenta as histórias em quadrinhos como recurso para as aulas de Ensino Religioso. De um lado, as histórias em quadrinhos são uma forma de linguagem, possibilitam a comunicação. Como forma de linguagem, elas podem ser o meio pelo qual o processo de ensino-aprendizagem se dá. De outro lado, elas são um bem artístico-cultural contemporâneo, apresentam e representam a vida humana em suas tessituras e vicissitudes, são portadoras de conteúdo e de sentido e também se tornam lugar de testemunho da experiência religiosa. Assim, num primeiro momento, este estudo se ocupa com as características das histórias em quadrinhos. Num segundo momento, o estudo delineia pontos de encontro com a experiência religiosa, a religião como fenômeno humano e produtor de sentido e as possibilidades do olhar teológico à arte sequencial. Por fim, apresenta sugestões didático-pedagógicas a partir de uma experiência docente de capacitação de professores de educação básica. Reitera, ao final, o potencial das histórias em quadrinhos como forma de linguagem e produto artístico-cultural como recurso para aulas de Ensino Religioso.

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

Andréas Reblin, I. . (2021). QUADRINHOS NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO: : SUBSÍDIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE. Estudos Teológicos, 56(1), 12–39. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/707