A XILOGRAVURA OS TRÊS CAMINHOS PARA A ETERNIDADE, DE FRANÇOIS GEORGIN:

UMA EXPRESSÃO DA CULTURA VISUAL POPULAR CATÓLICA DO SÉCULO 19

Autores

  • Helmut Renders

Palavras-chave:

Cultura visual católica, xilogravura Les trois chemins de l’éternité, François Georgin

Resumo

O artigo investiga um motivo popular da cultura visual católica antes do século 19, a xilogravura Les trois chemins de l’éternité (Os três caminhos para a eternidade), de François Georgin (1801-1863), criado entre 1825 e 1830. Como método, aplica-se a análise pré-iconográfica, iconográfica e iconológica segundo Ernst Panofsky. A xilogravura revela um imaginário religioso em transição, composto por elementos tradicionais e, pontualmente, já mais modernos. Entre os últimos consta o desaparecimento de anjos e demônios do cotidiano das pessoas retratadas.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

Renders, H. . (2021). A XILOGRAVURA OS TRÊS CAMINHOS PARA A ETERNIDADE, DE FRANÇOIS GEORGIN: : UMA EXPRESSÃO DA CULTURA VISUAL POPULAR CATÓLICA DO SÉCULO 19. Estudos Teológicos, 58(2), 524–546. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/683

Edição

Seção

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E INTERDISCIPLINARIDADE