“OS MURAIS ABERTOS” NA AMÉRICA LATINA:

REFLEXÕES SOBRE TEOLOGIA E ARTE NA OBRA DE MINO CEREZO BARREDO

Autores

  • Marcio Luiz Fernandes
  • Jefferson Zeferino

Palavras-chave:

Teologia Pública, Teologia e arte, Análise fenomenológica, Murais latino-americanos, Cerezo Barredo

Resumo

A obra mural de Mino Cerezo Barredo constitui um patrimônio iconográfico de imenso valor, porque, além de mostrar a centralidade do mistério pascal de Cristo, coloca- -nos diante dos reais problemas e do rosto dos homens e das mulheres do continente latino- -americano. A análise fenomenológica dos murais, por exemplo, evidencia a forma como o artista soube captar a centralidade do momento hilético para a sensibilidade dos povos latino-americanos e, por conseguinte, a função da arte sacra de projetar a manifestação da beleza de Deus. Há, nos murais, uma linguagem sobre Deus a partir da situação de opressão e, assim, pode-se descobrir não só o rosto de Cristo sofredor nos rostos dos crucificados da história, mas também uma mística na qual o dom do Reino revelado na vida, morte e ressurreição de Jesus exprime-se na comunidade cristã por meio do martírio. Os murais apresentam, portanto, uma teologia em imagens, e as paredes das igrejas tornam-se espaço e lugar do anúncio do evangelho do Reino.

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Fernandes, M. L. ., & Zeferino, J. (2021). “OS MURAIS ABERTOS” NA AMÉRICA LATINA: : REFLEXÕES SOBRE TEOLOGIA E ARTE NA OBRA DE MINO CEREZO BARREDO. Estudos Teológicos, 60(2), 662–680. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/63