As possibilidades de uma ética cidadã a partir do mundo do trabalho

as fundamentações absolutas da liberdade em Lutero e Kant

Autores

  • Evaldo Luis Pauly

Palavras-chave:

Liberdade, Trabalho, Ética, Democracia, Kant, Lutero

Resumo

Hoje, a fundamentação da liberdade é a questão crucial da Filosofia da Educação. Desde onde e de que forma é razoável fundamentar a educação para a democracia? As fundamentações da liberdade propostas por Lutero e por Kant, relidas sob a ótica do chão-de-fábrica, mostram as possibilidades de responder a tal dilema ético-pedagógico. Este artigo propõe que talvez a liberdade como fundamento da lei moral (Kant) e a teologia da cruz como fundamento das boas obras da fé (Lutero) possam fundamentar a educação para a democracia.

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Pauly, E. L. (2024). As possibilidades de uma ética cidadã a partir do mundo do trabalho: as fundamentações absolutas da liberdade em Lutero e Kant. Estudos Teológicos, 40(3), 61–73. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/3196

Edição

Seção

TEOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE