Entre dois mundos

uma entrevista sobre Apocalipse de João e teologia política com Christopher Rowland

Autores

  • Henrique Souza Santos Faculdades EST

Palavras-chave:

Apocalipse , Christopher Rowland, teologia política

Resumo

Christopher Rowland nasceu em 1947, em Doncaster, uma cidade industrial no norte da Inglaterra. Graduou-se em Teologia na Christ’s College da Universidade de Cambridge, onde também realizou seu doutorado, tendo como ênfase a influência do misticismo do judaísmo antigo no Novo Testamento. Sua escrita tem sido principalmente focada na natureza e história do apocalipsismo, especialmente o livro do Apocalipse. Suas visitas ao Brasil, ao longo da década de 1980, o introduziram aos temas da Teologia da Libertação, o que o conduziu a escrever sobre o radicalismo cristão. Foi editor do The Cambridge Companion to Liberation Theology (1999) e, dentre suas outras obras, destacam-se The Open Heavens(1982), Radical Christianity (1998) e Radical Prophet (2017). Ele é casado e tem quatro filhos[1].

A presente entrevista ocorreu por videoconferência em 10 de agosto de 2022, tendo como foco as possibilidades de análise da perspectiva política do livro do Apocalipse de João, bem como da relação do livro com o conceito de teologia política. Ela será apresentada em dois idiomas, primeiro o original, e depois a tradução para o português.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Santos, H. S. (2022). Entre dois mundos: uma entrevista sobre Apocalipse de João e teologia política com Christopher Rowland. Estudos Teológicos, 62(2), 405–413. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/2106

Edição

Seção

Entrevista