Teologia negra e das resistências espirituais afrodescendentes

Autores

  • Cleusa Caldeira Faculdade Jesuíta de Filosofia e teologia (FAJE)

Palavras-chave:

Teologia negra. Pensamento decolonial. Resistência afrodiaspórica.

Resumo

Este artigo busca assumir a crítica decolonial no quefazer teológico e, assim, retirar da invisibilidade as lutas e resistências espirituais da comunidade negra. Um passo importante é desvelar o racismo como a principal fratura na intersubjetividade que impede o advento de nossa comum humanização e, ao mesmo tempo, recuperar a cartografia da resistência da comunidade negra que cria comunidades a partir da solidariedade no sofrimento. Uma teologia da libertação sensível às lutas e às resistências da comunidade afrodiaspórica deve estar comprometida com o desengate da matriz de poder colonial e, evidentemente, do eurocentrismo da teologia tradicional e abrir-se às epistemologias outras. A pesquisa será de análise bibliográfica, dando primazia ao pensamento negro, isto é, uma perspectiva interdisciplinar.

Biografia do Autor

Cleusa Caldeira, Faculdade Jesuíta de Filosofia e teologia (FAJE)

Atualmente desenvolve pesquisa pós-doutoral em teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e teologia (FAJE), 2019. Concluiu uma pesquisa pós-doutoral na PUCPR, em 2018. Possui doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (2017). Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Especialização em Fundamentos da Ética, no programa de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Bacharelado em Teologia pelo Seminário Rev. Antonio de Godoy Sobrinho (2003) e especialização em teologia pela UNIFIL (2007), ambos em Londrina-Pr. Pesquisa sobre o acontecimento da redenção em contexto pós-moderno. Atualmente se propõe a desenvolver uma Teologia Negra Fundamental na interlocução com o pensamento decolonial, com a reabilitação do pensamento negro crítico: Frantz Fanon, Achille Mbembe e outros. Tem interesse especial nos temas: niilismo pós-moderno, pós-modernidade, experiência religiosa e o evento da subjetividade, teologia negra, hermenêutica negra feminista, leitura popular da Bíblia, pensamento decolonial, diálogo inter-religioso. Por sua inovação, suas pesquisas ganham dimensões internacionais com a participação do Congresso da Revista Concilium e também no Simpósio da ASETT [ASSOCIAÇÃO ECUMÊNICA DE TEÓLOGAS E TEÓLOGOS DO TERCEIRO MUNDO]. Membro da Soter ( Sociedade de Teologia e Ciências da Religião). Membro do Núcleo Ecumênico e de Diálogo Inter-religioso da PUCPR.

 

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Caldeira, C. (2022). Teologia negra e das resistências espirituais afrodescendentes. Estudos Teológicos, 62(1), 181–196. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/1259