GÊNERO E SEXUALIDADE NA TEORIA DECOLONIAL DE ANÍBAL QUIJANO

UMA ANÁLISE SOBRE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA IECLB

Autores/as

  • Mateus Andrey Dolny Faculdades EST
  • Júlio Cézar Adam Faculdades EST

Palabras clave:

Gênero, Sexualidade, Decolonialidade, IECLB, Discriminação

Resumen

O presente artigo analisa a relevância das questões de gênero e sexualidade na perspectiva decolonial de Aníbal Quijano e oferece uma breve reflexão sobre algumas práticas discriminatórias presentes no âmbito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Para isso, o artigo está composto por três partes principais: primeiro, para fins de contextualização, faz-se uma diferenciação entre Decolonialidade, Pós-Colonialismo e Estudos Subalternos; em seguida, é feita uma análise sobre como gênero e sexualidade são temas importantes para a teoria decolonial conforme o pensamento de Aníbal Quijano; por último, elabora-se uma crítica a algumas práticas de preconceito, intolerância e discriminação presentes na IECLB. O artigo foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, de consulta a documentos da igreja e de consulta a páginas em redes sociais de um grupo específico, formado por pessoas membras da IECLB, dedicado a expor e a discriminar pessoas por causa de sua sexualidade ou de seu envolvimento em questões de gênero, sexualidade e ecumenismo. Conclui-se, por um lado, que gênero e sexualidade estão entre os temas fundamentais da teoria decolonial. Por outro lado, diante dos contextos de discriminação apresentados, entende-se que a IECLB precisa se posicionar aberta e publicamente em relação às práticas de violência, preconceito e discriminação sofridas especialmente por pessoas estudantes no processo de formação ministerial da igreja.

Biografía del autor/a

Mateus Andrey Dolny, Faculdades EST

Mestre em Teologia pela Faculdades EST. Doutorando em Teologia na Faculdades EST como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Júlio Cézar Adam, Faculdades EST

Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha e Pós-Doutor em Filosofia pela PUCRS e em Teologia pela Universidade de Hamburgo (CAPES/Humboldt), professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Pesquisa na área da espiritualidade, religião vivida e mídias. É fundador e coordenador do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, São Leopoldo/RS. Pesquisador PQ CNPq.

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Dolny, M. A., & Adam, J. C. (2023). GÊNERO E SEXUALIDADE NA TEORIA DECOLONIAL DE ANÍBAL QUIJANO: UMA ANÁLISE SOBRE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA IECLB. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(2), 170–188. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2744

Número

Sección

Artigos diversos