A Teóloga e a Rainha

Escritas de autoria feminina, o Humanismo e a Reforma Protestante na França - Marie Dentière e Marguerite de Navarra

Autores/as

  • Gislaine Machado Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Reforma Protestante, Gênero, Mulheres na Reforma Protestante

Resumen

O presente artigo tem o intuito de analisar o protagonismo cultural e religioso de duas mulheres na Reforma Protestante do século XVI: a teóloga protestante Marie Dentière (1495-1561) e Marguerite de Valois (1492-1549), irmã do rei Francisco I, humanista, escritora e rainha de Navarra. A análise será elaborada a partir de duas fontes: uma carta escrita por Marie para a rainha de Navarra, na qual pede para que Marguerite interceda junto às autoridades em defesa da religião reformada, como também reivindica mais respeito e maior participação feminina dentro da igreja reformada, além de uma fonte bibliográfica sobre o Heptaméron, escrito por Marguerite e que trata de assuntos como religião e gênero. Este trabalho também pretende explorar o lugar das mulheres como participantes ativas no contexto da Reforma, não apenas como espectadoras passivas, mas também como propagadoras do ideal reformador cristão e humanista. O artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso de graduação em História, orientado pela Professora Dra. Ana Paula Vosne Martins (UFPR).

Biografía del autor/a

Gislaine Machado, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2021). Atualmente é discente de mestrado em História na mesma instituição, e é integrante da linha de pesquisa Intersubjetividade e Pluralidade: reflexão e sentimento na História.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Machado, G. (2023). A Teóloga e a Rainha: Escritas de autoria feminina, o Humanismo e a Reforma Protestante na França - Marie Dentière e Marguerite de Navarra. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 9(1), 224–242. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/1973

Número

Sección

Artigos diversos