v. 6 n. 1 (2020): ECOFEMINISMO(S), TEOLOGIAS E TERRITÓRIOS

					Visualizar v. 6 n. 1 (2020): ECOFEMINISMO(S), TEOLOGIAS E TERRITÓRIOS

Desde a década de 1970, quando surge o termo ecofeminismo, discute-se a relação entre duas bases que estruturam a sociedade atual: o patriarcado e o capitalismo. Entendendo que as mulheres são as maiores vítimas da violência da degradação ambiental, os movimentos ecofeministas são aqueles cujas ações articulam, em uma perspectiva sistêmica, a busca por direitos iguais para mulheres e homens e por sustentabilidade e a defesa do meio-ambiente. Tais movimentos propõem o fim da cultura patriarcal capitalista e a valorização da vida de todos os seres, ou seja, um novo sistema relacional entre a humanidade e entre ela e a natureza.

A reflexão teológica a esse respeito está associada à teologia ecofeminista. Esta envolve tanto o desenvolvimento conceitual sobre a relação das religiões patriarcais e seus sistemas simbólicos com a evolução patriarcal e capitalista, como a proposta de ações e discursos para desenvolver espiritualidades engajadas na busca dessas novas relações.

Diante disso, a proposta dessa edição do Dossiê Coisas do Gênero é reunir e divulgar pesquisas que envolvam o ecofeminismo nas diversas áreas do conhecimento, sua história, suas epistemologias, relações comunitárias, ações públicas, mobilizações populares, relatos de experiência. Por isso, reunirá, em uma perspectiva inter e transdisciplinar, estudos que abordem os temas “Ecofeminismo(s), teologias e territórios” em suas transversalidades. Contemplará trabalhos que dialoguem com o ecofeminismo: gênero, sexualidade, teologia, religião, política, feminismos; raça, etnias, territórios, classe e deficiência.

Publicado: 31-08-2021

Editorial

Relatos de experiência

Entrevistas

Documentos