A perspectiva do feminismo decolonial pela Associação de Mulheres da Comunidade Noiva do Cordeiro

A religião é o amor

Autores

  • Natália de Souza Lisbôa UFOP
  • Nayara Gonçalves Leijôto UFOP

Palavras-chave:

Feminismo decolonial, Colonialidades, Patriarcado religioso, Autonomia, Noiva do Cordeiro

Resumo

O texto propõe a discutir no âmbito do feminismo decolonial como a colonialidade do gênero se desenvolveu nos pensamentos latino-americanos e na autonomia de mulheres da Comunidade Noiva do Cordeiro - situada em uma área rural da cidade de Belo Vale – MG - pela interferência das colonialidades, do eurocentrismo e do controle de poder entre o Estado e algumas Igrejas. A crítica tem o intuito de encontrar caminhos para valorar a ruptura com o patriarcado religioso e com as desigualdades de gênero por meio das resistências do protagonismo feminino, ou seja, por meio do amor delas com elas mesmas como alternativa às influências de algumas religiões. A partir de um diálogo do feminismo decolonial com a teoria decolonial utilizou-se as propostas da filósofa argentina María Lugones para se refletir a respeito dos direitos humanos e constitucionais de cunho jurídico-sociológico na importância do rompimento de padrões advindos pelas heranças coloniais. Assim, este artigo tem a proposta de valorizar o feminismo decolonial e a teoria decolonial perante a institucionalização dos efeitos da diferença colonial a pessoas colonizadas por pessoas colonizadoras.

Biografia do Autor

Natália de Souza Lisbôa, UFOP

Doutora em Direito Internacional pela PUC-MG. Mestra em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV/ES. Professora Adjunta IV do curso de Graduação em Direito e da Pós-Graduação "Novos Direitos, Novos Sujeitos" do Departamento de Direito - DEDIR/UFOP. Coordenadora do Ressaber - Grupo de Estudos em Saberes Decoloniais - UFOP. Coordenadora docente dos Projetos de Extensão "Assessoria Jurídica Comunitária" e "Ouvidoria Feminina" do Núcleo de Direitos Humanos da UFOP.

Nayara Gonçalves Leijôto, UFOP

Mestra no Programa de Pós-Graduação em Direito (Novos Direitos, Novos Sujeitos) da Universidade Federal de Ouro Preto. Integrante do Grupo de Estudos de Saberes Decoloniais (RESSABER) da Universidade Federal de Ouro Preto. Advogada. Especialista em Direito civil e Processual Civil e Especialista em Direito Administrativo pelo IED - Instituto Elpídio Donizetti, em parceria com a FEAD - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete/ FDCL- MG. 

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

de Souza Lisbôa, N., & Gonçalves Leijôto, N. . (2024). A perspectiva do feminismo decolonial pela Associação de Mulheres da Comunidade Noiva do Cordeiro: A religião é o amor. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 10(1), 162–182. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/3014