Percursos entre Brasil e Suécia

Breves notas etnográficas sobre homossexualidade, gênero e religião

Autores

  • Tatiani Müller Kohls Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Homossexualidade, Gênero, Brasil, Suécia, Feminismo

Resumo

O desenvolvimento dessa pesquisa faz parte da minha dissertação de mestrado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), intitulada: Uma perspectiva etnográfica da discussão sobre a homossexualidade no contexto da IECLB. Esse artigo, através de uma abordagem antropológica e de gênero, busca transitar pela experiência e narrativa da autora na perspectiva de identificar e compreender os temas sobre homossexualidade e gênero no campo religioso luterano. A partir de teóricas feministas, relaciono experiências pessoais à formação de consciência feminista e crítica. Compartilho minha trajetória pessoal e acadêmica, incluindo uma experiência em um intercâmbio na Suécia, onde observei uma abordagem mais igualitária e inclusiva, em relação à homossexualidade, na Igreja Luterana da Suécia, bem como o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Essa vivência reforçou meu interesse em discutir igualdade de gênero e diversidade no contexto religioso. Conclui-se destacando a relevância de questionar e transformar posicionamentos religiosos normativos em relação à sexualidade e gênero.

Biografia do Autor

Tatiani Müller Kohls, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Ciências Sociais – licenciatura, Mestre em Antropologia, Mestre e Doutora em Educação: Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Müller Kohls, T. (2024). Percursos entre Brasil e Suécia: Breves notas etnográficas sobre homossexualidade, gênero e religião. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 10(1), 102–120. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/3012