PASTORADO ESCOLAR:

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UM A NOVA PASTORAL EDUCACIONAL

Autores

  • Manfredo Carlos Wachs

Palavras-chave:

Pastoral escolar; Escola; Aconselhamento pastoral

Resumo

O presente artigo procura compreender a atuação pastoral numa escola. A reflexão parte do pressuposto de que a escola é uma comunidade distinta da existente numa igreja e que, muitas vezes, não havendo clareza dessa distinção, realiza-se uma transferência da forma de atuação na paróquia para a escola. O artigo procura justamente refletir sobre esse campo de atuação pastoral, traçando um perfil tipológico das modalidades de atuação e apontando quatro perspectivas que podem ser priorizadas. Estas perspectivas, na maioria das vezes, estão interligadas e interdependentes. Entretanto, dependendo do projeto político-pedagógico da escola e das aptidões pessoais do pastor ou da pastora, se dará mais ênfase a uma ou outra perspectiva.

Downloads

Publicado

2022-11-09

Como Citar

WACHS, M. C. . PASTORADO ESCOLAR: : PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UM A NOVA PASTORAL EDUCACIONAL. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 94–114, 2022. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/1461. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.