CHALLENGES FOR DIAKONIA IN THE CONTEMPORARY NORWEGIAN SOCIETY[DESAFIOS À DIACONIA NA SOCIEDADE NORUEGUESA CONTEMPORÂNEA]

Autores

  • Kari Jordheim

Palavras-chave:

Diaconia, Igreja da Noruega, Instituições e organizações diaconais, Pessoas diaconais

Resumo

Ações diaconais são sempre condicionadas e desafiadas pelos contextos concretos, e todos os contextos são multifacetados e exigem uma abordagem interdisciplinar. Este artigo descreve os desafios para a diaconia na sociedade contemporânea da Noruega através da estrutura do Plano para Diaconia, um documento de planejamento para toda a Igreja da Noruega aceito pelo Sínodo Geral em 2007. A Igreja da Noruega hoje está falando sobre diaconia como uma característica da missão total da igreja, também explicado como uma dimensão do ser igreja. No artigo a profissão e o trabalho das pessoas diaconais nas paróquias serão apresentadas, mas também será apresentado o trabalho diaconal que é feito pelas organizações e instituições diaconais junto com e integrado ao estado welfarista. Vai além do escopo deste artigo adentrar mais profundamente o conceito de estado welfarista, mas a Reforma Coordenada dos Serviços de Saúde de 2008/9 será usada como um exemplo de como uma “carta branca” do Ministério da Saúde e de Serviços de Cuidado enfatiza que organizações eclesiais são um recurso enorme e são atores importantes na sociedade norueguesa. No fim do artigo, sublinho a importância de a diaconia ter um engajamento claro na sociedade. O trabalho diaconal precisa mudar à medida que a sociedade muda. Não se pode perdurar em métodos e caminhos antigos; ações diaconais precisam desenvolver e inovar com o mundo a fim de entender o mundo.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

JORDHEIM, K. . CHALLENGES FOR DIAKONIA IN THE CONTEMPORARY NORWEGIAN SOCIETY[DESAFIOS À DIACONIA NA SOCIEDADE NORUEGUESA CONTEMPORÂNEA]. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 55, n. 2, p. 243–259, 2021. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/787. Acesso em: 22 nov. 2024.