AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO CRISTÃ E DA DIACONIA PARA A FORMAÇÃO TEOLÓGICA NO CONTEXTO DO MINISTÉRIO COMPARTILHADO

Autores

  • Edson Ponick
  • Marta Nörnberg da Silva
  • Márcia Paixâo

Palavras-chave:

Ministério Compartilhado; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Educação cristã; Catequese; Diaconia

Resumo

(I) O texto é um convite a novos olhares, apresentando uma reflexão sobre a participação dos e das catequistas na Educação Cristã na IECLB. Iniciando com um passeio histórico sobre a formação e atuação dos e das catequistas, o texto apresenta o específico da Educação Cristã a partir da reflexão sobre o que é educação, como a Educação Cristã é abordada na Bíblia, a posição de Lutero e a atual situação dos e das catequistas dentro do contexto do Ministério Compartilhado.
(II) O olhar diaconal vem ajudar a formação teológica, no sentido de esta enxergar/olhar para o indivíduo como sujeito aprendente/integral que tem necessidades em todas as áreas. Se alguma coisa o impede de aprender, é necessário que se dê a devida atenção ao sujeito. Essa postura contribui para a formação de obreiros e obreiras como sujeitos autônomos e equilibrados. Se diaconia é método que vê o outro no seu todo, é necessário ressignificar a compreensão de formação teológica. E isso tem a ver com diálogo.

Downloads

Publicado

2022-11-09

Como Citar

Ponick, E. ., Nörnberg da Silva, M. ., & Paixâo, M. (2022). AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO CRISTÃ E DA DIACONIA PARA A FORMAÇÃO TEOLÓGICA NO CONTEXTO DO MINISTÉRIO COMPARTILHADO. Estudos Teológicos, 42(1), 28–41. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/1429