Uma docência masculina de silêncio em questões de gênero e sexualidade

Autores

Palavras-chave:

Cultura escolar, Gênero, Sexualidade, Masculinidades, Pedagogia do silêncio

Resumo

O artigo analisa situações ocorridas na cultura escolar, com dados produzidos a partir de fontes de dois projetos de pesquisa, um de cada autor. Tais fontes são entrevistas com alunos e etnografia de cenas do cotidiano escolar, onde questões em gênero e sexualidade foram postas em debate, ou quando foram feitas tentativas de colocá-las em debate. Particularmente o artigo enfoca tais disputas como disputas entre diferentes masculinidades, aquelas dos docentes homens, e aquelas dos estudantes homens. O corte geracional e o marcador social pertencimento religioso são percebidos como analisadores importantes para explicar a produção e o desfecho dos debates, que implicam em reiterações ou transgressões da cisheteronorma. Utilizamos a noção de pedagogia do silêncio, que articula recusas de fala, tentativas de censura e desqualificação do outro, como categoria que explica tais embates. Nos posicionamos, de modo pedagógico e político, em favor da abertura de espaço para o debate de questões de gênero e sexualidade na cultura escolar, reforçando o estatuto da escola como espaço público, que acolhe e respeita a diversidade.

Biografia do Autor

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação, professor titular da Faculdade de Educação da UFRGS, coordenador do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero / GEERGE.

Antonio Jeferson Barreto Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação, professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, integrante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero / GEERGE. 

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

Seffner, F., & Barreto Xavier, A. J. (2025). Uma docência masculina de silêncio em questões de gênero e sexualidade. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 10(2), 133–150. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/3269