Representações sociais da docência

Reverberações no discurso religioso

Autores/as

Palabras clave:

Representações sociais, Antropologia digital, docência, Religião, Gênero

Resumen

Esse artigo investiga as representações sociais da docência nos discursos que tematizam a religiosidade e implicações com as questões de gênero. Observando as postagens digitais em homenagem ao Dia do Professor, em 2019, no Twitter, a pesquisa associa referenciais teóricos das representações sociais e da antropologia digital. Balizados pelos mundos de vida dos docentes, identificamos as produções de subjetividades, em diálogo com as relações intersubjetivas e com a disseminação transubjetiva de percepções; verificamos que a conduta desejada da docência desvincula a referência da prática cotidiana das atividades pedagógicas, centrando-se nos propósitos e expectativas que se esperam como resultado do trabalho educativo, o que nomeamos de resultância. A referência de conduta desejada é aludida à religiosa Irmã Dulce e aos votos vitalícios que ela fez ao se integrar ao convento, de pobreza, castidade e obediência. O que se espera dos profissionais da educação, em especial das professoras, é similar ao comportamento disseminado desde a Modernidade para as mães. Ou seja, indica a mesma conformação com condições de vida modestas, com a falta de priorização da vida pessoal e sem a possibilidade de questionamento do sistema imposto, tudo isso mantendo o afeto e o compromisso com o “dom” recebido.

Biografía del autor/a

Rondon Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia das Comunidades e Ecologia Social (Eicos), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrante do Grupo de Pesquisa Antropologia digital e mediações Socioculturais (Mediatio).

Mônica Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora; docente do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia das Comunidades e Ecologia Social (Eicos), no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e coordenadora do Grupo de Pesquisa Antropologia digital e mediações Socioculturais (Mediatio). 

Publicado

2024-09-04

Cómo citar

Rosa, R., & Machado, M. (2024). Representações sociais da docência: Reverberações no discurso religioso. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 10(1), 303–325. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/2725