Masculinidades cuidadoras

Experiências e trajetórias em contextos comunitários na cidade de São Leopoldo/RS

Autores/as

  • Laura Cecilia López UFRGS
  • Cauê Rodrigues UNISINOS
  • Natália Inês Schoffen Corrêa UNISINOS

Palabras clave:

Masculinidades, Gênero, Cuidado, Equidade

Resumen

Os estudos sobre masculinidades se tornaram fundamentais para a discussão da equidade de gênero na América Latina, evidenciando a relação entre masculinidade hegemônica e dinâmicas de poder. Esses estudos, em diálogo com perspectivas feministas, buscam transformar estereótipos que reduzem os homens a "produtores de violência" ou à falta de cuidado, promovendo masculinidades gênero-sensíveis. A pesquisa apresentada explora a intersecção entre masculinidades, cuidado e políticas públicas em um contexto comunitário no sul do Brasil, especialmente durante a pandemia de COVID-19. A investigação dialogou com atores sociais envolvidos em práticas de cuidado comunitário, destacando a importância das experiências históricas e sociais que moldam suas práticas. Tratou-se de pesquisa-ação, que integrou métodos que valorizam a voz dos sujeitos envolvidos. A principal ferramenta foi a construção de um Diagnóstico Participativo de Equidade de Gênero, capaz de olhar para as dinâmicas de gênero que ocorrem no território. A pesquisa abordou as desigualdades sociais que afetam a produção de cuidado, especialmente em contextos de precarização e crise, e questiona como as políticas públicas podem ser mais inclusivas e sensíveis às necessidades de homens como cuidadores. As narrativas revelam a necessidade de construir masculinidades que abracem o cuidado como uma prática social possível, capaz de transformar as dinâmicas de gênero estabelecidas socialmente, com foco na promoção da equidade de gênero.

Biografía del autor/a

Laura Cecilia López, UFRGS

Professora do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Antropologia Social pela UFRGS.

Cauê Rodrigues, UNISINOS

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharel em Psicologia pela UNISINOS.

Natália Inês Schoffen Corrêa, UNISINOS

Graduanda em Psicologia pela UNISINOS.

Publicado

2025-01-14

Cómo citar

López, L. C. ., Rodrigues, C., & Schoffen Corrêa, N. I. . (2025). Masculinidades cuidadoras: Experiências e trajetórias em contextos comunitários na cidade de São Leopoldo/RS. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 10(2), 69–90. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/3271