A Celebração das ausências

Autores/as

  • Soraya Heinrich Eberle Faculdades EST

Palabras clave:

Triângulo Norte Centro-Americano, Patriarcado e Estado

Resumen

Resumo: O artigo discorre sobre as mulheres remanescentes nos processos migratórios do Triângulo Norte Centro-Americano. O objetivo é expor sua situação e necessidades específicas dentro dos contextos das organizações baseadas em fé de matriz cristã protestante. Inicialmente, apresenta dados sobre a questão migratória na região, colhidos em pesquisa bibliográfica e documental. Em seguida, aponta para as mulheres remanescentes dos movimentos migratórios e seu protagonismo na continuidade das instituições, bem como a relevância desse grupo para a manutenção econômica e social em seus contextos. Ao final, o artigo vai propor uma metodologia de ação para o acompanhamento desse público, de maneira geral e mais especificamente em sua espiritualidade.  

Palavras-chave: Migração – Gênero – Culto e Liturgia

Biografía del autor/a

Soraya Heinrich Eberle, Faculdades EST

Doutora e Mestra em Teologia pela Faculdades EST, Bacharela em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente e coordenadora do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.

Publicado

2025-11-21

Cómo citar

Eberle, S. H. (2025). A Celebração das ausências. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 11(1). Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/3027