Mulheres e pessoas com deficiência nas margens do Sul global

Reflexões sobre corpo, território e religião

Autores/as

Palabras clave:

Gênero, Deficiência, Desenvolvimento social.

Resumen

Com a discussão sobre gênero, deficiência e desenvolvimento social em uma perspectiva decolonial, parte da ferida colonial para sair da distopia desenvolvimentista rumo à reconstrução utópica do ponto de vista dos territórios e corpos colonizados em resistência. Problematiza em que medida a atitude teórica e política pós-desenvolvimentista potencializa a ideia-força de corpo e território como instrumento de denúncia e enfrentamento. O objetivo principal incide em sustentar que as epistemologias do Sul global mostram-se salutar para denunciar a colonização enfrentada por mulheres e pessoas com deficiência física afastadas do centro de mercado capitalista. Trata-se de um estudo analítico com abordagem teórica e de procedimento dissertativo, o que permitiu concluir que a ideia-força de corpo e território como instrumento de denúncia e resistência ocorrerá com o rompimento das epistemologias do Norte global que têm o eurocentrismo como núcleo do conhecimento para colonização do saber e do ser.

Biografía del autor/a

Werley Pereira de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social de Universidade Estadual de Montes Claros-MG/PPGDS-Unimontes.

Advogado previdenciarista. Doutorando em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social de Universidade Estadual de Montes Claros-MG/PPGDS-Unimontes.

Maria da Luz Alves Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social de Universidade Estadual de Montes Claros-MG/PPGDS-Unimontes.

Professora do curso de Ciências Sociais e do PPGDS da Unimontes. Doutora em Ciências Humanas (Sociologia e Política) pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Pereira de Oliveira, W., & Alves Ferreira, M. da L. . (2023). Mulheres e pessoas com deficiência nas margens do Sul global: Reflexões sobre corpo, território e religião. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 9(1), 87–102. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/2228