Ministras ordenadas em igrejas protestantes históricas no Brasil e a relação com o texto bíblico

Uma discussão feminista

Autores/as

  • Carolina Bezerra de Souza Faculdades EST

Palabras clave:

Ministério ordenado de mulheres, Bíblia, Teologia feminista

Resumen

Este artigo reflete sobre um recorte dos dados da pesquisa ‘A ordenação de mulheres aos ministérios eclesiais nas igrejas protestantes históricas brasileiras’, realizada em 2021, que visava perceber questões da vivência ministerial de mulheres ordenadas nessas igrejas. Interessa para este artigo analisar os dados coletados referentes ao tema do acesso aos textos sagrados realizado por essas ministras em relação às violências de gênero e à busca por justiça de gênero, partindo de uma hermenêutica feminista. Queremos perceber que tipo de textos são inspiradores, os que são usados para confrontar os ministérios de mulheres, que tipo de argumentação bíblica circula socialmente e se os textos são auxílio para essas mulheres ou se elas percebem que pode-se construir justiça de gênero com o uso da Bíblia.

Biografía del autor/a

Carolina Bezerra de Souza, Faculdades EST

Professora de Novo Testamento e de Teologia Feminista na Faculdades EST. Pós doutorado em Teologia Bíblica Feminista na Faculdades EST. Doutora e Mestra em Ciências da Religião pela PUC Goiás.

Publicado

2023-01-07

Cómo citar

Bezerra de Souza, C. . (2023). Ministras ordenadas em igrejas protestantes históricas no Brasil e a relação com o texto bíblico: Uma discussão feminista. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 8(2), 7–22. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/1980

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a