Mídia e construção da identidade da mulher com câncer

Autores/as

  • Clarissa Peres Sanchez Faculdades EST
  • Júlio Cézar Adam Faculdades EST

Palabras clave:

Mídia, Identidade, Mulher, Câncer

Resumen

Neste artigo, procuramos abordar como a mídia pode influenciar na construção da identidade da mulher com câncer, trazendo reflexões para que possamos quebrar paradigmas. Abordaremos, no primeiro momento, a questão da identidade como escolha à medida que as circunstâncias da vida mudam, e a cultura da mídia como atividade em que as pessoas criam sociedades e identidades. Depois discutiremos sobre a sociedade da beleza, os padrões que nos são impostos e os sofrimentos que esta sociedade pode causar às mulheres com câncer. E para finalizar, como a mídia pode influenciar na construção da identidade da paciente com câncer ao criar padrões mais humanizados, como também na preparação para a morte, ao promover reflexões sobre a finitude da vida.

Biografía del autor/a

Clarissa Peres Sanchez, Faculdades EST

Mestra e Doutoranda em Teologia Prática na Faculdades EST (São Leopoldo/RS), Capelã, Doula da Morte, PaliAtivista Espiritual, Terapeuta da Dignidade, Fundadora e Presidente da OSC Tok de Amor - casa de apoio a pacientes com câncer de Londrina/PR.

Júlio Cézar Adam, Faculdades EST

Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, e professor adjunto de Teologia Prática
na Faculdades EST (São Leopoldo/RS).

Publicado

2022-11-18

Cómo citar

Peres Sanchez, C., & Cézar Adam, J. (2022). Mídia e construção da identidade da mulher com câncer. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 8(1), 45–56. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/1630