Patriarcado, desigualdade de gênero e violência:

o papel da mulher na sociedade contemporânea

Authors

  • Aline Rodrigues Maroneze

Keywords:

Capitalismo, Patriarcado, Papel da mulher na sociedade contemporânea

Abstract

Este ensaio teórico tem como objetivo principal buscar conhecer qual o papel da mulher na sociedade contemporânea, já que ainda são negados direitos e papéis sociais às mulheres em razão exclusivamente de gênero. Dessa forma, os objetivos específicos estão estruturados em três seções trabalhadas ao longo da construção deste ensaio teórico, são eles: a) pesquisar sobre a relação entre patriarcado e capitalismo, e como isso se relaciona com as desigualdades de gênero; b) estudar, ainda que brevemente, sobre a violência contra a mulher, já que esta violência torna-se naturalizada e, praticamente invisível pelo patriarcado; e, por fim, busca-se c) compreender qual seria o papel da mulher na sociedade contemporânea, que ainda é uma sociedade de homens. Assim, a problemática de pesquisa parte do pressuposto de que em uma sociedade patriarcal e capitalista, que naturaliza a lógica de opressão-dominação dos homens sore as mulheres, qual é o papel da mulher? A metodologia utiliza o método indutivo e a revisão bibliográfica, por livros, revistas e pela busca eletrônica por artigos científicos no Google Acadêmico e Scielo, que tenham alguma relação com a temática de pesquisa. Assim, a nossa sociedade atual é sinalizada pela desigualdade de gênero nos mais variados espaços, como social, econômico e principalmente, político. Toda essa dissemelhança nos instiga a contestar os fenômenos sociais e buscar sua transformação, especialmente no que se refere aos processos de dominação e exploração do homem sobre a mulher, presente no patriarcado.

Published

2021-09-02

How to Cite

Maroneze, A. R. (2021). Patriarcado, desigualdade de gênero e violência: : o papel da mulher na sociedade contemporânea. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 7(1), 162–176. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/854