A pesquisa (auto)biográfica: por uma hermenêutica descolonizadora.

Authors

  • Maria da Conceição Passeggi

Keywords:

Narrativa autobiográfica. Reflexividade. Empoderamento. Hermenêutica descolonizadora

Abstract

Neste trabalho propomos aproximações de uma hermenêutica descolonizadora, alinhada à hermenêutica feminista, que reivindica o reconhecimento da mulher na plenitude de sua humanidade, posta em risco por uma mirada androcêntrica do mundo e da espiritualidade. O propósito é trazer para a discussão, princípios epistemológicos e direcionamentos da pesquisa (auto)biográfica em Educação, entendendo que essa vertente da pesquisa quali­­tativa se inscreve numa perspectiva epistemopolítica, libertadora e descolonizadora, portanto, adequada às reflexões que vêm sendo conduzidas na perspectiva da hermenêutica feminista. A reflexão toma a narrativa como elemento comum da pesquisa (auto)biográfica em educação e da hermenêutica feminista, permitindo aprofundar o debate sobre “tradição e transformação”. Será, portanto, com base nos vínculos entre herança e mudança, submissão e empoderamento, que tentamos nos aproximar do horizonte de gênero, hoje consagrado. Teceremos, primeiramente, considerações sobre narrativa e narração, situando o interesse pela narrativa no que se convencionou chamar de “giro linguístico” ou “giro discursivo”. Em seguida, apresentaremos princípios e direcionamentos da pesquisa (auto)biográfica, sobre os quais se assentaria uma hermenêutica descolonizadora, para finalmente, abordar a travessia do sujeito epistêmico ao sujeito autobiográfico, que se constitui na linguagem e no exercício da reflexividade narrativa, suscetível de promover a consciência crítica da nossa historicidade.

Published

2021-08-30

How to Cite

Passeggi, M. da C. (2021). A pesquisa (auto)biográfica: por uma hermenêutica descolonizadora. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 2(2), 312–314. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/457