A (in)visibilidade de mulheres e meninas com Transtorno do Espectro Autista

Um olhar sob a ótica do direito à saúde e da inclusão de gênero na diversidade

Authors

Keywords:

Direito das mulheres e meninas, Direito à saúde, Diversidade, Políticas públicas, Transtorno do Espectro Autista

Abstract

A presente pesquisa tem como objetivo analisar, sob a ótica de gênero e diversidade, a inclusão das mulheres e meninas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto social, bem como, no acesso ao diagnóstico e às políticas públicas de saúde, especialmente no que se refere à efetividade e equidade dessas políticas, consideradas imprescindíveis para o desenvolvimento e dignidade dessa população. A problemática enfrentada diz respeito à seguinte indagação: de que modo as desigualdades estruturais de gênero se entrelaçam ao capacitismo e causam prejuízos na vida das mulheres e meninas com TEA, especialmente no acesso à saúde e acesso à políticas públicas de inclusão social? A metodologia envolve um estudo hipotético-dedutivo, bibliográfico quali-quantitativo, exploratório e descritivo. Pode-se observar através desse estudo, que as mulheres e meninas, de forma histórica, foram sempre subjugadas dentro do contexto social, e que existem fragilidades nos diagnósticos e políticas públicas de saúde voltadas às mulheres e meninas com TEA, de forma que é necessário um olhar voltado à diversidade para que, tanto a sociedade, como o estado, cumpram seu papel, respeitando e promovendo políticas públicas que visem a inclusão dessas pessoas de forma digna e equitativa.

Author Biographies

Janaína Machado Sturza, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Doutora em Direito pela Universidade de Roma Tre - Itália, com estágio pós-doutoral em Direito na Universidade Tor Vergata – Itália (2024) e na UNISINOS (2016). Mestre em Direito e Especialista em Demandas Sociais e Políticas Públicas pela UNISC. Professora e Pesquisadora na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul – UNIJUI, lecionando na Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Integrante da Rede Iberoamericana de Direito Sanitário. Integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos (CNPq). Pesquisadora Universal CNPq - Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N° 18/2021 (2022 – 2025). Pesquisadora Gaúcha FAPERGS - Edital N° 09/2023 (2024 - 2027). Editora Chefe da Revista Direito em Debate.

Joice Graciele Nielsson, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS-FURB (2016). Possui estágio Pós-doutoral em Direito pela Università degli Studi "G. d'Annunzio" - Chieti - Pescara (2024). Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010) e Mestrado em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é Professora-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - e do Curso de Graduação em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenadora da Pós-graduação Justiça Restaurativa e Mediação na mesma instituição. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Pessoas com transtornos globais de desenvolvimento (TGD) no Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: políticas públicas para a inclusão educacional e profissional". Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero, Feminismo, Direitos Sexuais e Reprodutivos; Inclusão e Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência e Transtornos Globais de Desenvolvimento; Direitos Humanos e Segurança Pública; Biopolítica e Necropolítica. É integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Biopolítica (CNPq).

Renata Favoni Biudes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutoranda em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí. Bolsista CAPES/PDPG Políticas Afirmativas e Diversidade Edital 17/2023.

Published

2025-01-14

How to Cite

Machado Sturza, J., Graciele Nielsson, J. ., & Favoni Biudes, R. . (2025). A (in)visibilidade de mulheres e meninas com Transtorno do Espectro Autista: Um olhar sob a ótica do direito à saúde e da inclusão de gênero na diversidade. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 10(2), 151–171. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/3224