Labrashurias

A linguagem pretogays das igrejas inclusivas pentecostais

Authors

  • Átila Augusto dos Santos Pontifica Universidade Catolica PUC/SP

Keywords:

Pentecostalismo, LGBTI negros/as, Igrejas inclusivas, Linguagem inclusiva, Dialeto pretogays

Abstract

O "pretogays" (SANTOS, 2022) é uma linguagem típica da comunicação de pessoas gays e que também é utilizado nas igrejas inclusivas, resultado da interseção entre a categoria epistêmica "pretoguês" (GONZALEZ, 1988), o linguajar "pajubá" (LIMA, 2017), “dialeto” de “resistência” de parte dos travestis e transexuais e a “glossolalia” (SULLIVAN, 2020), fala característica e mística dos pentecostais. Essas três são forma de comunicação entre pessoas LGBTI+ nas igrejas inclusivas pentecostais. Igrejas que não condenam a sexualidade dissidente, mas a consideram como um dom divino. A interseccionalidade (CRENSHAW, 2002) entre raça, classe, gênero, linguística e religião pode desempenhar um papel fundamental na compreensão dos agentes religiosos que utilizam a linguagem "pretogays", pois a palavra e a fala como signos performativos estão intrinsecamente ligadas à corporeidade preta, gay e pentecostal.

 

Author Biography

Átila Augusto dos Santos, Pontifica Universidade Catolica PUC/SP

Doutorando em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Fellowships na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign-EUA; https://ifuss.illinois.edu/fellows-affiliates/. Mestre em Ciências da Religião e Graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduação em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pastor da Igreja da Vila e Advogado atuante. Pesquisa: Gênero, Negritude, Pentecostalismo e Igrejas Inclusivas. Faz parte do Grupo de Pesquisa Gênero e Religião da Revista Mandrágora/NETMAL (UMESP) e Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e do Grupo de Pesquisa, Protestantismo e Pentecostalismo GEPP- PUC/SP.

Published

2025-01-14

How to Cite

dos Santos, Átila A. (2025). Labrashurias: A linguagem pretogays das igrejas inclusivas pentecostais. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 10(2), 223–237. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/2899