Impactos da Política de Justiça de Gênero da Faculdades EST na Revista Estudos Teológicos
Palavras-chave:
Política de Justiça de Gênero, Revista Estudos Teológicos, Faculdades EST, Teologia Feminista, Linguagem inclusiva de gêneroResumo
Este artigo discute os impactos da Política de Justiça de Gênero na Faculdade EST (PJG/EST) na revista Estudos Teológicos. A pesquisa analisou artigos de dossiês, seções temáticas, editoriais, resenhas e outros textos publicados no periódico, buscando evidenciar a impacto da PJG/EST, considerando duas questões principais: a participação de mulheres na autoria dos artigos e utilização de fontes produzidas por mulheres referenciadas nos artigos e o uso da linguagem inclusiva de gênero. Para tanto, os dados foram catalogados a partir dos volumes disponíveis na internet de 2013 a 2022 e analisados qualitativamente. No artigo, são apresentados os dados totais (primeira parte) e sua evolução temporal para perceber mudanças ao longo do período (segunda parte). Antes disso, é apresentado um histórico e definição da revista, bem como o detalhamento da metodologia usada na coleta e análise dos dados. Os resultados evidenciam que não é possível perceber um impacto significativo da PJG/EST na revista Estudos Teológicos a partir das categorias analisadas. Esse resultado pode estar ligado a questões internas e externas enunciadas nas considerações finais, mas que demandam atenção institucional para a efetivação da Política adotada pela instituição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Coisas do gênero: Revista de estudos feministas em teologia e religião

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.