Analisando a estrutura dos jogos nos roleplaying games de mesa

Autores

  • Mônica Lima de Faria
  • Amaro Xavier Braga Junior

Palavras-chave:

Roleplaying Game (RPG), Game design, Jogos

Resumo

Este artigo discute, com base em uma análise ensaística e utilizando a Hermenêutica de Profundidade (HP) de Thompson (1995), como os RPGs de mesa (roleplaying games) apresentam as mesmas características de jogo associadas aos videogames descritas por Jesse Schell (2011). Problematiza as proximidades e distâncias em torno de um meio típico da cultura pop e conclui propondo a identificação de três categorias adicionais, além daquelas apontadas pela teoria de Schell: performance, liberdade criativa e a possibilidade de serialização.

Biografia do Autor

Mônica Lima de Faria

Doutora em Comunicação Social (PUCRS). Especialização em Cultura Pop (Faculdades EST). Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). 

Amaro Xavier Braga Junior

É Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFPE), Esp. em História das Artes e das Religiões (UFRPE), Esp. em Artes Visuais (SENAC), Esp. em Gestão de EAD (Esc. Exército/UCB), Mestre e Doutor em Sociologia (UFPE), Mestre em Antropologia Social (UFAL). Pós-doutor em Teologia (Faculdade EST). É Professor Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

DE FARIA , M. L. .; BRAGA JUNIOR, A. X. Analisando a estrutura dos jogos nos roleplaying games de mesa . Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop, [S. l.], v. 4, n. 2, 2025. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3351. Acesso em: 5 fev. 2025.