Representações da matemática em Logicomix

uma análise pelo Método Cartográfico Crítico

Autores

  • Danilo Magalhães Farias SEMED - Maricá/RJ
  • Amaro Xavier Braga Junior Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Quadrinhos, Método Cartográfico-Crítico, Ensino de Matemática

Resumo

O texto analisa a representação da Matemática no quadrinho “Logicomix: uma jornada épica em busca da verdade” a partir do método cartográfico-crítico que destaca: os elementos de enredo da história, arco narrativo do protagonista, coesão, historicidade e contexto criativo do objeto. Conclui enfatizando que a Matemática é representada como uma possibilidade de organização da realidade, um refúgio contra a loucura e pertencente ao universo dos homens e indicando as potencialidades de seus uso na sala de aula.

Biografia do Autor

Danilo Magalhães Farias, SEMED - Maricá/RJ

Licenciado em Matemática (UFF), Mestre em Educação Matemática (UFJF). Especialização em Histórias em Quadrinhos (Faculdades EST). Professor da SEMED - Maricá/RJ.

Amaro Xavier Braga Junior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

É Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFPE), Esp. em História das Artes e das Religiões (UFRPE), Esp. em Artes Visuais (SENAC), Esp. em Gestão de EAD (Esc. Exército/UCB), Mestre e Doutor em Sociologia (UFPE), Mestre em Antropologia Social (UFAL). Pós-doutor em Teologia (Faculdade EST). É Professor Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Referências

BRAGA JUNIOR, A. X.; VALENTIM, M. X. G.O ensino de física a partir dos quadrinhos do Homem Aranha. Revista Intersaberes, v. 15, n. 36, p. 720-736, nov. 2020. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1991. Acesso em: 1 Set. 2024.

BRAGA JUNIOR, Amaro Xavier. Por Uma Sociologia Da Imagem Desenhada: Reprodução, Estereótipo E Actância Nos Quadrinhos De Super-Heróis Da Marvel Comics. Tese de Doutorado em Sociologia. Programa de Pós-graduação em Sociologia. Universidade Federal de Pernambuco. Recife: UFPE, 2015a.

BRAGA JUNIOR, Amaro Xavier. A Linguagem dos Quadrinhos Enquanto Recurso Didático nas Aulas de Sociologia. In BRAGA JR, A.X.; MODENESI, T. (Orgs.). Quadrinhos e Educação, vol. 2: Procedimentos Didáticos. Jaboatão dos Guararapes: Faculdade dos Guararapes, 2015, p. 7-28.

BRAGA JUNIOR, A. X. Uma análise sociológica da teologia do cotidiano nos quadrinhos. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 62, n. 1, p. 108–122, 2022. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/994.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. 116 p.

DOXIADIS, Apostolos. Logicomix. Apostolos Doxiadis, 2012. Disponível em: <https://apostolosdoxiadis.com/book/logicomix/>. Acesso em: 30 set. 2021.

DOXIADIS, Apostolos; PAPADIMITRIOU, Christos; PAPADATOS, Alecos; DONNA, Annie di. Logicomix: uma jornada épica em busca da verdade. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2010. 366 p.

ELLENBERG, Jordan. O poder do pensamento matemático: a ciência de como não estar errado. São Paulo: Zahar, 2015. 536 p.

EUBANKS, Adelheid R.. Logicomix: from text to image/from logic to story. The Comparatist, [S.L.], v. 35, n. 1, p. 182-197, 2011.

LINS, Romulo Campos. O Modelo dos Campos Semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações. In: ANGELO, C. L. BARBOSA, E. P.; VIOLA DOS SANTOS, J.R.; DANTAS, S.C.; OLIVEIRA, V.C.A. Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012, v. 1, p. 10-20.

LOGICOMIX: One page at a time: the creation of a graphic novel (Making of Logicomix). Direção de Alexis Kardaras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kQUi5Pjhrvo&t. Acesso em 30 set 2021.

MENDICK, Heather. Masculinities in mathematics: educating boys, learning gender. Open University Press, 2006.

MCLEOD, Douglas B.. Research on affect in mathematics education: a reconceptualization. In: GROUWS, Douglas A. Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning: a project of the national council of teachers of mathematics. Reston: NCTM, 1992. Cap. 23. p. 575-596.

MISSIOU, Marianna; KOUKOULAS, Yiannis. Approaching Literary Features through the Graphic Novel Logicomix. In: SYMA, Carrye Kay; WEINER, Robert G.. Graphic Novels and Comics in the Classroom: essays on the educational power of sequential art. North Carolina: McFarland & Company, Inc., 2013. p. 154-173.

MONK, Ray. Truth for beginners. The Spectator, cidade de publicação, 03 out 2009. Disponível em: <https://www.spectator.co.uk/article/truth-for-beginners>. Acesso em: 30 set 2021

REBLIN, Iuri Andréas. Histórias em Quadrinhos: perspectivas religiosas e possibilidades hermenêuticas. São Leopoldo: EST, 2020a.

REBLIN, Iuri Andréas. Método cartográfico-crítico para análise de artefatos da cultura pop a partir da área de ciências da religião e teologia. Rever - Revista de Estudos da Religião, [S.L.], v. 20, n. 3, p. 11-26, 11 dez. 2020b.

SILVEIRA, Márcia C. da. Produção de Significados sobre Matemática nos cartuns. 2002. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

STONE, Peter. The Logic of Storytelling and the Storytelling of Logic. In: MIRI, Sayed Javad. Social Theory, Religion and Critical Discourses: critical theory in the postmodern globe. Saarbrücken: Lap Lambert Academic Publishing, 2011. p. 389-416.

VERGARA, Sylvia Constant. Sugestão de estruturação de um projeto de pesquisa. Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública, Cadernos de Pesquisa, n. 02, 1991. p. 16-19. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/13030/000056762.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2025-01-16

Como Citar

FARIAS, D. M.; BRAGA JUNIOR, A. X. . Representações da matemática em Logicomix: uma análise pelo Método Cartográfico Crítico. Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop, [S. l.], v. 4, n. 2, 2025. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/3299. Acesso em: 5 fev. 2025.