Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar

Autores

  • Elivaldo Serrão Custódio

Palavras-chave:

Diversidade cultural e religiosa, Ensino Religioso, Religiões de matrizes africanas, Educação escolar, Amapá

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a diversidade cultural e religiosa na educação escolar enquanto desafio para uma educação inclusiva. A educação escolar, vista pelo viés da diversidade cultural, torna-se um desafio na atualidade brasileira, pois ela será obrigada a fazer o exercício de rever os seus caminhos, refletindo como ensina e o que ensina. O presente trabalho trata do resultado de um estudo exploratório de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista como forma de investigação. Os resultados apontam que na literatura contemporânea as Religiões de Matrizes Africanas (RMA) encontram-se instaladas no espaço brasileiro, apresentando-se como religiões estruturalmente organizadas, com crenças e ritos, portanto, possuidoras de fenômenos religiosos. Acreditamos que sem a valorização e o respeito às RMA na disciplina de Ensino Religioso (ER) e no Ensino da Cultura e História da África e dos Afro-brasileiros não prevalecerá o dispositivo legal na preservação e valorização da cultura. O Brasil é um país rico na sua diversidade cultural e religiosa. É de responsabilidade do Estado à elaboração de diretrizes para definição de uma política pública voltada para a educação na perspectiva da diversidade, assim como uma política educacional voltada para a proteção das RMA como patrimônio cultural.

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Publicado

03-06-2025

Como Citar

Serrão Custódio, E. (2025). Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar. Protestantismo Em Revista, 43(1), 153–169. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/4046

Edição

Seção

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO