PERSPECTIVAS ÉTICAS EM INTERFACE COM A BNCC PARA O ENSINO RELIGIOSO
Palavras-chave:
Ética, Perspectivas filosóficas, teológicas e pedagógicas, Ensino Religioso, BNCCResumo
O tema do artigo diz respeito às perspectivas éticas em interface com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular do Ensino Religioso. A fundamentação teórica deste trabalho respalda-se em perspectivas filosóficas, teológicas e pedagógicas de teóricos como Jurgen Habermas, Martha Nussbaum, Hans Jonas, Dietrich Bonhoeffer, Leonardo Boff, Paulo Freire, cujas abordagens auxiliam para a reflexão e aplicação da ética no contexto educativo como propõe a BNCC. A metodologia adotada para a elaboração do produto consiste na revisão bibliográfica e documental. A revisão bibliográfica é pautada por conceitos éticos em interface com a BNCC. Pretende-se promover princípios éticos como possibilidades de trabalho no componente de Ensino Religioso, tendo a ética como tema transversal. Competências e habilidades requeridas pela BNCC para o componente de Ensino Religioso podem ter a partir de abordagens éticas reflexos na formação no campo pessoal, social e ambiental.