PERSPECTIVAS ÉTICAS EM INTERFACE COM A BNCC PARA O ENSINO RELIGIOSO

Autores/as

  • Anderson Roberto Lima da Silva Faculdades EST
  • Charles Klemnz Faculdades EST
  • Marcelo Ramos Saldanha Faculdades EST

Palabras clave:

Ética, Perspectivas filosóficas, teológicas e pedagógicas, Ensino Religioso, BNCC

Resumen

O tema do artigo diz respeito às perspectivas éticas em interface com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular do Ensino Religioso. A fundamentação teórica deste trabalho respalda-se em perspectivas filosóficas, teológicas e pedagógicas de teóricos como Jurgen Habermas, Martha Nussbaum, Hans Jonas, Dietrich Bonhoeffer, Leonardo Boff, Paulo Freire, cujas abordagens auxiliam para a reflexão e aplicação da ética no contexto educativo como propõe a BNCC. A metodologia adotada para a elaboração do produto consiste na revisão bibliográfica e documental. A revisão bibliográfica é pautada por conceitos éticos em interface com a BNCC. Pretende-se promover princípios éticos como possibilidades de trabalho no componente de Ensino Religioso, tendo a ética como tema transversal. Competências e habilidades requeridas pela BNCC para o componente de Ensino Religioso podem ter a partir de abordagens éticas reflexos na formação no campo pessoal, social e ambiental.

Biografía del autor/a

Anderson Roberto Lima da Silva, Faculdades EST

Mestre. Faculdades EST. São Leopoldo, RS/Brasil. E-mail: andersonroberth83@gmail.com.

Charles Klemnz, Faculdades EST

Doutor em Teologia pela Faculdades EST (2023), Mestre em Teologia pela Faculdades EST (2019), Pós-graduado em Educação a Distância: gestão e tutoria (2022) e em Metodologias para EaD (2022). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Boas Novas, Manaus/AM (2016) e graduação em Teologia pela Faculdades EST (1997). Tem experiência na área de Teologia e na área da Educação (popular e inclusiva). Atualmente é coordenador da especialização em Ministério Eclesiástico na IECLB, coordenador do bacharelado em Teologia, modalidade EaD, professor na Faculdades EST nos cursos de Mestrado Profissional em Teologia, Especialização (Lato Sensu) e Graduação (EaD) em Teologia e Licenciatura em Ciências da Religião

Marcelo Ramos Saldanha, Faculdades EST

Doutor. Faculdades EST. São Leopoldo, RS/Brasil. E-mail: marcelo.saldanha@est.edu.br.

Publicado

2024-12-10

Cómo citar

Silva, A. R. L. da, Klemnz, C., & Saldanha, M. R. (2024). PERSPECTIVAS ÉTICAS EM INTERFACE COM A BNCC PARA O ENSINO RELIGIOSO. Protestantismo Em Revista, 50(1). Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3250

Número

Sección

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO