Ensino Religioso e diálogo inter-religioso nas escolas públicas

um desafio a ser enfrentado

Autores/as

  • Elivaldo Serrão Custódio
  • Remí Klein

Palabras clave:

Ensino Religioso, Diversidade religiosa, Diálogo inter-religioso, Escola pública

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre o desafio do Ensino Religioso (ER) e o diálogo inter-religioso nas escolas públicas. Apresenta sucintamente conflitos existentes em torno de discussões atuais. Contextualiza a trajetória do ER no decorrer da história, a compreensão do pluralismo religioso e o direito à liberdade religiosa como liberdade de consciência, de crença, de culto. A tolerância nas diferenças bem como a necessidade da alteridade. Aborda as questões sob o novo horizonte do diálogo inter-religioso, diante do pluralismo religioso. Finaliza com questões práticas sobre o ER, nas escolas públicas, visando assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa e garantir a integralidade das diferentes tradições religiosas no Brasil. 

Publicado

2025-05-29

Cómo citar

Serrão Custódio, E., & Klein, R. (2025). Ensino Religioso e diálogo inter-religioso nas escolas públicas: um desafio a ser enfrentado. Protestantismo Em Revista, 36(1), 64–79. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3939

Número

Sección

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO