A Atuação da Igreja Universal do Reino de Deus na programação televisiva nacional

Autores/as

  • José Guibson Dantas

Palabras clave:

Igreja Universal, televisão, Brasil, religião, mercado

Resumen

Neste breve texto será exposto como a Igreja Universal  atua na televisão brasileira seja como produtora de programas ou como uma simples empresa que aluga espaço televisivo para divulgação de seus produtos. O artigo começa mostrando que a presença da Igreja Universal na televisão brasileira é constante desde o início da década de 1980, seguindo o costume milenar das instituições religiosas, que moldam seus discursos às tecnologias de seu tempo. Veremos, também, que com o tempo e com a experiência adquirida, Edir Macedo observou que era mais rentável comprar um canal de televisão do que alugar espaço televisivo, adquirindo a tradicional Rede Record em uma obscura operação financeira. Para finalizar, serão discutidos os principais programas televisivos da Igreja Universal (veiculados em Recife), como também o alto custo de se manter uma programação religiosa na televisão.

Publicado

2025-05-10

Cómo citar

Dantas, J. G. (2025). A Atuação da Igreja Universal do Reino de Deus na programação televisiva nacional. Protestantismo Em Revista, 25(1), 2–7. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3774

Número

Sección

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO