MEMÓRIAS DE VIDA, ANCESTRALIDADE INDÍGENA E ARTES SAGRADA COMO PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Zélia Puri
  • Adriana de Holanda Cavalcanti

Palabras clave:

Indígena, Educação, Cultura

Resumen

O texto apresenta reflexões sobre a ancestralidade indígena na contemporaneidade, pretende mostrar um pouco da visão dos autodeclarados indígenas, que hoje participam de movimentos de ressurgência de sua cultura, através das narrativas de vida de Zélia Puri. E apresenta ainda um resumo das reflexões acerca da relação entre a memória social das artes e ofícios povos tradicionais afro-pernambucanos e sua importância para a constituição de novos paradigmas no estudo da educação patrimonial em saúde, postas em curso por Adriana de Holanda, junto a pesquisa de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. A tese tem como objetivo principal colocar em análise a importância das ações político-pedagógicas da Escola Semente de Jurema como dispositivos de memória de educação étnica em saúde, disseminando as artes do sagradas comunidades tradicionais de terreiro de Jurema, como processos fundamentais na educação patrimonial. 

Publicado

2021-06-14

Cómo citar

Puri, Z. ., & de Holanda Cavalcanti, A. . (2021). MEMÓRIAS DE VIDA, ANCESTRALIDADE INDÍGENA E ARTES SAGRADA COMO PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO. Identidade!, 24(1), 80–96. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/391