ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM UMA ESCOLA DO OIAPOQUE – AP
Palavras-chave:
Educação indígena, Etnomatemática, Conhecimentos tradicionaisResumo
O objetivo desta pesquisa é investigar a valorização da educação escolar indígena no estado do Amapá, com ênfase na integração dos conhecimentos tradicionais, bilinguismo e interculturalidade preconizados pela legislação brasileira. Destaca-se a relevância dos saberes etnomatemáticos para auxiliar os professores na abordagem da matemática dentro do contexto indígena. A pesquisa visa analisar se o currículo e a prática docente contemplam os conhecimentos tradicionais indígenas, além de compreender como a escola e os professores reconhecem e incorporam tais saberes no cotidiano escolar. A metodologia adotada é a pesquisa de campo, de natureza descritiva, embasada na literatura especializada e na vivência da comunidade indígena Karipuna. O estudo pretende contribuir para uma educação mais inclusiva e valorativa da cultura indígena, promovendo o diálogo entre os conhecimentos tradicionais e científicos no ensino de matemática.
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