ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM UMA ESCOLA DO OIAPOQUE – AP

Autores

Palavras-chave:

Educação indígena, Etnomatemática, Conhecimentos tradicionais

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar a valorização da educação escolar indígena no estado do Amapá, com ênfase na integração dos conhecimentos tradicionais, bilinguismo e interculturalidade preconizados pela legislação brasileira. Destaca-se a relevância dos saberes etnomatemáticos para auxiliar os professores na abordagem da matemática dentro do contexto indígena. A pesquisa visa analisar se o currículo e a prática docente contemplam os conhecimentos tradicionais indígenas, além de compreender como a escola e os professores reconhecem e incorporam tais saberes no cotidiano escolar. A metodologia adotada é a pesquisa de campo, de natureza descritiva, embasada na literatura especializada e na vivência da comunidade indígena Karipuna. O estudo pretende contribuir para uma educação mais inclusiva e valorativa da cultura indígena, promovendo o diálogo entre os conhecimentos tradicionais e científicos no ensino de matemática.

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Publicado

08/08/2025

Como Citar

Forte Batista, A., Batista de Alfaia, R., & Antonio Silva, R. (2025). ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM UMA ESCOLA DO OIAPOQUE – AP. Identidade!, 30(1), 36–51. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3502