A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena

Autores

  • Lidia Kadlubitski PUC-PR
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira PUC-PR

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Produção Científica, Eventos, História do Ensino Religioso, Educação

Resumo

O presente artigo objetiva elucidar o projeto "História Contemporânea do Ensino Religioso" do Grupo de Pesquisa Educação e Religião. Com vistas a compreender a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Religioso, no contexto brasileiro, em nossos dias, o qual a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 tem por base a diversidade cultural e religiosa do país. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliografica, subsidiada  por leis educacionais, livros e revistas. Ao discorrer a história recente desta área de conhecimento, revela que o Ensino Religioso destaca-se como um dos primeiros componentes currículares, no cenário brasileiro, a assumir a leitura do fenômeno religioso das Tradições Religiosas afro-brasileiras e indígenas E assim colabora para formar cidadãos multiculturalistas, fomenta o diálogo inter-religioso e favorece a ressignificação e a inclusão dessas etnias que historicamente têm trazido valiosas contribuições á cultura de nosso país.

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Publicado

07/29/2022

Como Citar

Kadlubitski, L. ., & Junqueira, S. R. A. . (2022). A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena. Identidade!, 16(2), 204–220. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1711

Edição

Seção

DIVERSIDADE E IDENTIDADE

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