A PRESENÇA DE SABERES LOCAIS NA FEIRA AMAZONENSE DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Saberes Amazônicos, Feira Amazonense de Matemática, Educação Matemática

Resumo

Esta pesquisa, originária de um projeto de Iniciação Científica, investiga quais elementos do cotidiano e cultura dos estudantes são revelados ou identificados, a partir da análise de trabalhos apresentados na III Feira Amazonense de Matemática. O estudo foi conduzido em duas etapas: um mapeamento sistemático de pesquisas sobre Etnomatemática, mais especificamente sobre Educação Indígena, nos repositórios da CAPES e da UFAM, identificando tendências e lacunas na produção científica, seguido da análise documental de resumos expandidos submetidos à Feira. Com abordagem qualitativa, a pesquisa evidencia que práticas culturais e sociais regionais estão inseridas na aprendizagem da matemática e sugere a necessidade de ampliar estudos que valorizem esses saberes no ensino formal, tornando a aprendizagem mais conectada à realidade dos estudantes.

Biografia do Autor

Leonard Euler Valente Feitosa, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM/UFAM), graduado em Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Amazonas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Novas Tecnologias (UFAM/CNPq). Foi bolsista FAPEAM de Iniciação Científica nos projetos intitulados "Superfícies transladadas e homotéticas em R com curvatura Gaussiana constante" (2022) e "Feira Amazonense de Matemática e Etnomatemática: o que os trabalhos expostos revelam sobre as matemáticas amazônicas?" (2023). Atuou como bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2020). Atuou na comissão organizadora da 3 Feira Amazonense de Matemática (2023).

Yachiko Nascimento Wakiyama, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2004), especialização em Ensino da Matemática (2006), mestrado em Matemática com concentração em Otimização Contínua (2010) pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Mato Grosso (2022). Atua como professora de Graduação e também no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

08/08/2025

Como Citar

Feitosa, L. E. V. ., & Wakiyama, Y. N. (2025). A PRESENÇA DE SABERES LOCAIS NA FEIRA AMAZONENSE DE MATEMÁTICA. Identidade!, 30(1), 171–188. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3485