A PRESENÇA DE SABERES LOCAIS NA FEIRA AMAZONENSE DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Etnomatemática, Saberes Amazônicos, Feira Amazonense de Matemática, Educação MatemáticaResumo
Esta pesquisa, originária de um projeto de Iniciação Científica, investiga quais elementos do cotidiano e cultura dos estudantes são revelados ou identificados, a partir da análise de trabalhos apresentados na III Feira Amazonense de Matemática. O estudo foi conduzido em duas etapas: um mapeamento sistemático de pesquisas sobre Etnomatemática, mais especificamente sobre Educação Indígena, nos repositórios da CAPES e da UFAM, identificando tendências e lacunas na produção científica, seguido da análise documental de resumos expandidos submetidos à Feira. Com abordagem qualitativa, a pesquisa evidencia que práticas culturais e sociais regionais estão inseridas na aprendizagem da matemática e sugere a necessidade de ampliar estudos que valorizem esses saberes no ensino formal, tornando a aprendizagem mais conectada à realidade dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Identidade!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.