RECONFIGURANDO A APRENDIZAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU SOB A LENTE DE METODOLOGIAS DE ENSINO EM SITUAÇÃO CONTINGENCIAL
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Educação a distância, Engajamento. Tecnologias, Pós-graduaçãoResumo
O presente artigo aborda as percepções e aprendizados sobre as metodologias utilizadas no ensino remoto, em situação contingencial de pandemia, tendo como referência um programa de mestrado profissional em Direitos Humanos, de Palmas, Tocantins, Brasil. Trata-se de um estudo de caso, com enfoque fenomenológico, que visa revelar as percepções de professores e estudantes diante da experiência vivenciada na pandemia. O estudo traz uma breve descrição histórica da pós-graduação no Brasil até a atualidade e do cenário educacional durante a pandemia, descreve as percepções sobre as metodologias de ensino utilizadas neste contexto e analisa as possibilidades metodológicas mais adequadas para a educação a distância na pós-graduação stricto sensu. Dentre os resultados estão a identificação da necessidade do uso de metodologias ativas, que privilegiem o engajamento de estudantes no processo de aprendizagem, e do planejamento para o uso estratégico de cada ferramenta tecnológica disponível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos Teológicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






