Além da vontade de sentido

Diálogos entre a logoterapia e a religião

Auteurs

  • Thiago Antonio Avellar de Aquino Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mots-clés :

Sentido último, Religiosidade, Logoterapia

Résumé

O artigo tratou da perspectiva acerca da religiosidade na ótica da Logoterapia de Viktor Frankl. De forma específica, teve por objetivo identificar o papel da vontade de sentido último para o homem religioso no pensamento de Viktor Frankl. Para alcançar o seu escopo, discorreu-se sobre a vida e a obra do autor com o intuito de clarificar a sua ideia de religião e religiosidade. De forma mais específica, analisou-se a religiosidade em suas bases antropológicas e filosóficas no que tange à tríade: a liberdade da vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida. Por fim, constata-se que o ponto fulcral da religiosidade seria a voz da consciência, manifestada por meio de um relacionamento inconsciente com um Deus pessoal.

Biographie de l'auteur

Thiago Antonio Avellar de Aquino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente, é professor associado do Departamento de Ciências das Religiões do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Téléchargements

Publiée

2025-03-06

Comment citer

AVELLAR DE AQUINO, T. A. . Além da vontade de sentido: Diálogos entre a logoterapia e a religião. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 64, n. 3, 2025. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/965. Acesso em: 12 mars. 2025.

Numéro

Rubrique

TEOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE