MERCADO, SACRIFÍCIO E CONSUMO RELIGIOSO
Mots-clés :
Sacrifício, Neopentecostalismo, Mercado, ProsperidadeRésumé
A atividade religiosa, hoje, vem sendo cada vez mais orientada pela competição em mercado, e, por conta disso, o que se oferece como bem simbólico, para conforto e deleite da alma é ungido pela eficiência e otimizado para que a resolução de problemas individuais seja imediata. O texto que segue visa a observar, a partir dessa perspectiva, como se têm comportado certos setores dentro do pentecostalismo evangélico. Esse comportamento abrange fiéis e agentes especializados com suas atitudes e expressões de linguagens. Centrando-se na prosperidade, a significação dos produtos oferecidos para consumo ancora-se em “imagens” de mercado que passam a alimentar, cotidianamente, uma forma de libertação de algum mal. Outro aspecto também refletido diz respeito à questão do sacrifício. Mais do que colocar a vida econômica em risco, como, por exemplo, doando todo o salário do mês, toda a poupança familiar, as alianças de ouro ou a escritura da casa, o fiel entende tudo isso como ato de sacrifício. O sacrifício como ritual é orientado como experiência que constrói uma história religiosa de significado: a destruição de um bem ou renúncia a ele em honra à divindade.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Estudos Teológicos 2022

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






