ORIENTAÇÃO ACADÊMICA:
UM EXERCÍCIO DE ESPIRITUALIDADE?
Mots-clés :
Espiritualidade, Mística cristã, Aconselhamento pastoral, CuraRésumé
O artigo oferece a ideia de que o trabalho de orientação de um professor acadêmico pode ser comparado ao de um guia espiritual. Nesse viés, a experiência do aluno de pós-graduação também retrata alguns aspectos similares à experiência de um iniciado. O artigo faz uso do texto bíblico de João 9 (história do cego de nascença), traçando paralelos entre o enredo bíblico e a tese do artigo. Os personagens joaninos são sobrepostos aos personagens do professor orientador e do aluno pós-graduando, denotando aspectos de maturação espiritual à medida que a razão emerge em meio ao estilo especulativo de vida. O artigo trabalha com a simbologia da cegueira e da visão como dois polos de um processo, cujo motor é o centro acadêmico, espaço de desenvolvimento intelectual e, segundo a tese do artigo, espiritual.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Estudos Teológicos 2022

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






