POR UM PERFIL DE PROFESSOR(A) PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA CRISE DA PROFISSÃO DOCENTE

Autores/as

  • Alvori Ahlert

Palabras clave:

formação docente, crise da profissão docente, perfil de professor, pedagogia da autonomia

Resumen

Este texto discute o perfi l do docente formador de professores e professoras com base na concepção de uma universidade orgânica sustentada na fi losofi a de Johann Gottlieb Fichte. No contexto da crise da profi ssão docente, defende-se um perfi l de formador de professores fundamentado na pedagogia da autonomia de Paulo Freire, que propõe saberes cognitivo-instrumentais, prático-morais, estético-expressivos e relacional-pedagógicos como fundamentais para a prática educativa na formação docente.

Publicado

2022-07-01

Cómo citar

AHLERT, A. POR UM PERFIL DE PROFESSOR(A) PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA CRISE DA PROFISSÃO DOCENTE. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 53, n. 1, p. 132–145, 2022. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/907. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

TEOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE