ENSINO RELIGIOSO E CAPITAIS CULTURAIS
Palabras clave:
Capital Cultural, Ensino Religioso, Método, ReligiãoResumen
Este artigo tem como objetivo propor alternativas às difi culdades de implementação de uma agenda multicultural ao Ensino Religioso, sobretudo a partir das tensões entre os capitais culturais religiosos familiares e escolares. Para isso busca responder algumas questões: como é possível aos professores de Ensino Religioso instituir nos espaços escolares princípios multiculturais para estudantes cujos capitais culturais familiares são constituídos por uma linguagem religiosa naturalizada enquanto sistema simbólico com elementos de totalidade coerente e que absolutiza o relativo e o arbitrário? Como propor um Ensino Religioso para crianças e adolescentes com posse de capitais culturais familiares que transfiguram as instituições sociais em sobrenaturais, estruturam suas vidas a partir desses princípios e conferem às relações sociais função simbólica de conferir a ordem social seu caráter transcendente e inquestionável? Partimos do pressuposto de que o conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu, aqui também entendido como consciência prévia que tem na religião sua principal fonte de produção de sentido, se constitui num recurso metodológico fundamental enquanto alternativa a resoluções parciais dessas questões.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Estudos Teológicos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






