As possibilidades de uma ética cidadã a partir do mundo do trabalho

as fundamentações absolutas da liberdade em Lutero e Kant

Autores/as

  • Evaldo Luis Pauly

Palabras clave:

Liberdade, Trabalho, Ética, Democracia, Kant, Lutero

Resumen

Hoje, a fundamentação da liberdade é a questão crucial da Filosofia da Educação. Desde onde e de que forma é razoável fundamentar a educação para a democracia? As fundamentações da liberdade propostas por Lutero e por Kant, relidas sob a ótica do chão-de-fábrica, mostram as possibilidades de responder a tal dilema ético-pedagógico. Este artigo propõe que talvez a liberdade como fundamento da lei moral (Kant) e a teologia da cruz como fundamento das boas obras da fé (Lutero) possam fundamentar a educação para a democracia.

Publicado

2024-09-06

Cómo citar

PAULY, E. L. As possibilidades de uma ética cidadã a partir do mundo do trabalho: as fundamentações absolutas da liberdade em Lutero e Kant. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 40, n. 3, p. 61–73, 2024. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3196. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

TEOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE