A mais pura florzinha do campo: Imagens de Maria em canções nativistas gaúchas

Autores/as

  • Renato Machado

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v63i2.2922

Palabras clave:

Inculturação cristã, Campo simbólico religioso, Maria, Gaúcho, Festivais Nativistas

Resumen

O artigo tem por objetivo contribuir para a compreensão e reconhecimento de um processo de inculturação cristã, historicamente estabelecido na interlocução com as características próprias de cada povo, reconhecendo-se nesse mesmo povo um locus teológico firmado em sua caminhada na busca por um sentido último para sua existência sobre a terra. Para tanto, assumimos a tarefa teológica da decodificação do campo simbólico religioso em produções artísticas e culturais, analisando um conjunto de canções regionalistas do Rio Grande do Sul. Como recorte mais específico, este estudo discute a forma como a figura de Maria é abordada nas canções escolhidas e quais diálogos teológico-culturais são possíveis entrever nessas produções. Para tanto, discutimos brevemente a origem e as características do gaúcho como tipo humano da região pampeana e apresentamos a cena musical do ciclo dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul, contextualizando, com isso, as canções analisadas. No exame das canções, discutimos o conteúdo das letras à luz do catolicismo popular e da teologia latino-americana, buscando nas correlações entre religião e cultura a compreensão das grandes buscas existenciais humanas naquele contexto.

Publicado

2024-03-28

Cómo citar

MACHADO, R. A mais pura florzinha do campo: Imagens de Maria em canções nativistas gaúchas. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 63, n. 2, 2024. DOI: 10.22351/et.v63i2.2922. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/2922. Acesso em: 22 dic. 2024.