REFLEXÕES ÉTICO-CIDADÃS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Alvori Ahlert

Palabras clave:

Educação inclusiva, Filosofia da Educação, Ação Comunicativa, Formação de professores

Resumen

A educação inclusiva é hoje uma premissa fundamental numa sociedade que se quer democrática. As últimas décadas demonstram uma crescente abertura para com o diferente, com aquelas pessoas portadoras de alguma necessidade especial. Essa realidade tem atingido em cheio a escola. A segunda metade do século XX desafiou, de forma especial, a escola, para que ela se constitua num instrumento de inclusão social de todos aqueles historicamente marginalizados. Isso tem demandado uma nova filosofia da educação, capaz de pensar e articular novas práxis educacionais. Especialmente no contexto da formação de professores, essa filosofia obriga a construção de novas linguagens capazes de significar a realidade inter-relacional de uma sociedade que se dispõe a valorizar as diferenças. Tal filosofia encontra seus fundamentos na “Teoria da Ação Comunicativa” de Habermas. Ela possibilita a formação à busca de linguagens múltiplas capazes de pronunciar o sentido da realidade e ordená-la para que todos, em suas várias diferenças, possam dizer a sua palavra/mensagem e não mais ficar à margem do processo de construção do seu mundo. Só assim as linguagens poderão tornar-se consciência, práxis, carência, necessidade, intercâmbio, fundando relações entre os seres humanos e suas necessidades, e estabelecendo as bases para uma sociedade mais justa e democrática.

Publicado

2022-11-09

Cómo citar

AHLERT, A. REFLEXÕES ÉTICO-CIDADÃS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 49, n. 1, p. 104–115, 2022. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/1059. Acesso em: 22 dic. 2024.